Veja as vantagens e as desvantagens em investir no Core i7.
Você já deve ter ouvido falar no Intel Core i7, a nova família de processadores da Intel. Desde o seu lançamento, centenas de blogs e fóruns abriram espaço para debater sobre o assunto. Mas será que vale mesmo a pena investir nesta nova tecnologia da qual tanto se ouve falar?
Intel Core i7 é uma família de processadores para computadores desktop de 32 ou 64 bits. Além de serem os primeiros processadores para desktop a utilizar a arquitetura Nehalem, também são os substitutos oficiais dos Intel Core 2. Alguns especialistas do ramo comparam o lançamento do i7 com o do Pentium (lembra deles?), tamanho é o salto de tecnologia e avanços que ele traz.
Antes de qualquer coisa…
Antes de prosseguir com a leitura do artigo, é preciso que você entenda o significado de dois termos: “hyperthreading” e “memória cache”.
Apesar do tamanho da palavra assustar, o significado dela é bem simples. É chamada de hyperthreading a capacidade que um núcleo físico tem de simular dois núcleos lógicos. Assim, o sistema torna-se até 20% mais rápido quando diversos programas são executados ao mesmo tempo. A tecnologia foi criada pela própria Intel e os primeiros processadores a fazerem uso dela foram os famosos Pentium 4.
A chamada memória cache possui papel fundamental do desempenho do computador. Esta representa uma memória intermediária entre a memória RAM e o processador. É um tipo de memória extremamente rápida a qual armazena os dados usados com maior frequência pelo processador. Dessa forma o acesso à memória RAM, muito mais lenta se comparada à cache, é feito com menor frequência, melhorando muito o desempenho da máquina.
Principais características do Core i7
*
O novo processador da Intel
É um processador QuadCore, mas graças à tecnologia hyperthreading, ele tem a capacidade de simular até oito CPUs lógicos.
* Ele utiliza um soquete para conectar-se na placa-mãe chamado LGA1366, o qual tem muito mais contatos do que aquele usado pelos Core2Duo e Core2Quad.
* O chip responsável pela comunicação entre o processador e a memória RAM agora é “embutido” no próprio processador. Essa tecnologia foi chamada de QPI (QuickPath Interconnect). Assim, as placas-mãe para o Core i7 não possuem mais o famoso FSB (Front Side Bus).
* Suporta apenas memória DDR3, sendo incompatível com a memória mais utilizada atualmente, as DDR2.
* O Core i7 vem com uma espécie de “overclock” de fábrica. É o chamado “Turbo mode”, que aumenta a performance do processador quando um dos núcleos não está sendo usado.
* Novas instruções para processamento multimídia foram adicionadas visando aumentar consideravelmente o desempenho do processador em jogos e programas que exijam muito processamento gráfico.
* Cada núcleo do Core i7 conta com uma memória cache L1 de 64 KB e com uma L2 de 256 KB. Além disso, há também a memória L3, com 8 MB compartilhado entre os quatro núcleos.
Informações técnicas
A tabela abaixo mostra as principais informações técnicas dos modelos que o Core i7 possui. Assim fica mais fácil de você acompanhar.
0 comentários:
Postar um comentário