Só Templates

Créditos



Layout by



sábado, 4 de julho de 2009

Conheça a tecnologia 5G da Virtua, que promete conexão de 60 MB

internet_5g

A NET anuncia que mais usuários podem testar a nova geração do Virtua, a 5G

A NET – empresa que oferece serviços de TV por assinatura a cabo e digital, além de acesso à internet – anunciou que vai aumentar a área de cobertura da nova tecnologia de banda larga, chamada Virtua 5G, para os bairros da Gávea e Lagoa, na cidade do Rio de Janeiro. Os assinantes de outros bairros cariocas também podem testar essa tecnologia, mas com velocidade de até 20 MB.

O 5G passou a ser oferecido em caráter de teste, gratuitamente, para os assinantes do combo Max HD da NET, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, e endereços específicos em São Paulo, em dezembro de 2008. Esses assinantes, mesmo tendo assinado planos de 12 MB, podem experimentar a velocidade de até 60 MB durante o período de testes.

O que é o 5G?

A internet no Brasil cada vez com mais velocidade.Este é o nome da quinta geração do Virtua, o serviço de banda larga oferecido pela NET. Ela é capaz de oferecer velocidades acima de 60 Mbps para usuários residenciais, além de empresas pequenas e médias. Para atingir essa velocidade, o 5G utiliza o padrão DOCSIS (sigla para Data Over Cable Service Interface Specification). Trata-se de um conjunto de definições padronizadas sobre as exigências de suporte para a transmissão de dados via cabo. Uma das características do DOCSIS é a possibilidade de transferência de dados no mesmo cabo da televisão, que é o princípio básico de funcionamento do Virtua.

Da mesma maneira que a tecnologia do Virtua, o DOCSIS também tem gerações. A mais recente é a terceira, disponibilizada em 2006. Ela tem como característica justamente o aumento da velocidade tanto para downloads como para uploads. Atualmente, a capacidade máxima que o DOCSIS 3.0 pode oferecer é de 300 Mbps.

Uma das empresas que contribui para o desenvolvimento desta tecnologia é a Cisco, e ela também ajudou a NET a disponibilizar este serviço.

Gerações

Veja como a tecnologia do Virtua evoluiu:

1G - antes de usar o DOCSIS, o Virtua utilizou a tecnologia S-CDMA, que atingia velocidade de até 256 Kbps.

2G - já com a tecnologia DOCSIS, a velocidade atingia 512 Kbps.

3G - a velocidade aumentou para até 8 Mega e surgiu a possibilidade de voz sobre IP (VoIP).

4G - a velocidade chegou a 12 MB.

5G - a velocidade pode chegar a 300 MB.

Saiba se Vale a Pena Investir Num Core i7

intelcorei7

Veja as vantagens e as desvantagens em investir no Core i7.

Você já deve ter ouvido falar no Intel Core i7, a nova família de processadores da Intel. Desde o seu lançamento, centenas de blogs e fóruns abriram espaço para debater sobre o assunto. Mas será que vale mesmo a pena investir nesta nova tecnologia da qual tanto se ouve falar?

Intel Core i7 é uma família de processadores para computadores desktop de 32 ou 64 bits. Além de serem os primeiros processadores para desktop a utilizar a arquitetura Nehalem, também são os substitutos oficiais dos Intel Core 2. Alguns especialistas do ramo comparam o lançamento do i7 com o do Pentium (lembra deles?), tamanho é o salto de tecnologia e avanços que ele traz.

Antes de qualquer coisa…

Antes de prosseguir com a leitura do artigo, é preciso que você entenda o significado de dois termos: “hyperthreading” e “memória cache”.

Apesar do tamanho da palavra assustar, o significado dela é bem simples. É chamada de hyperthreading a capacidade que um núcleo físico tem de simular dois núcleos lógicos. Assim, o sistema torna-se até 20% mais rápido quando diversos programas são executados ao mesmo tempo. A tecnologia foi criada pela própria Intel e os primeiros processadores a fazerem uso dela foram os famosos Pentium 4.

A chamada memória cache possui papel fundamental do desempenho do computador. Esta representa uma memória intermediária entre a memória RAM e o processador. É um tipo de memória extremamente rápida a qual armazena os dados usados com maior frequência pelo processador. Dessa forma o acesso à memória RAM, muito mais lenta se comparada à cache, é feito com menor frequência, melhorando muito o desempenho da máquina.

Principais características do Core i7

*
O novo processador da Intel
É um processador QuadCore, mas graças à tecnologia hyperthreading, ele tem a capacidade de simular até oito CPUs lógicos.
* Ele utiliza um soquete para conectar-se na placa-mãe chamado LGA1366, o qual tem muito mais contatos do que aquele usado pelos Core2Duo e Core2Quad.

* O chip responsável pela comunicação entre o processador e a memória RAM agora é “embutido” no próprio processador. Essa tecnologia foi chamada de QPI (QuickPath Interconnect). Assim, as placas-mãe para o Core i7 não possuem mais o famoso FSB (Front Side Bus).

* Suporta apenas memória DDR3, sendo incompatível com a memória mais utilizada atualmente, as DDR2.

* O Core i7 vem com uma espécie de “overclock” de fábrica. É o chamado “Turbo mode”, que aumenta a performance do processador quando um dos núcleos não está sendo usado.

* Novas instruções para processamento multimídia foram adicionadas visando aumentar consideravelmente o desempenho do processador em jogos e programas que exijam muito processamento gráfico.

* Cada núcleo do Core i7 conta com uma memória cache L1 de 64 KB e com uma L2 de 256 KB. Além disso, há também a memória L3, com 8 MB compartilhado entre os quatro núcleos.

Informações técnicas

A tabela abaixo mostra as principais informações técnicas dos modelos que o Core i7 possui. Assim fica mais fácil de você acompanhar.

tabela2

Saiba Porque Você Baixa Um Arquivo A “1MB” Se Você Contratou Um Serviço de “10 MB”

banda_larga

Por que eu pago por 10 Mega se minha taxa de download fica em 1 MB?

Mas por que isso acontece? Por que contratei uma coisa e quando recebi era outra completamente diferente? Que atire a primeira pedra quem nunca teve dúvidas quanto a este assunto, seja em um primeiro momento, quando idealizando quanto tempo o download de determinado programa demoraria, seja antes de estudar ou ler sobre o assunto.

Este fato acontece porque estamos falando de medidas diferentes. E essa confusão, na maioria dos casos, deve-se ao prefixo “Mega” pregado pelas prestadoras de tais serviços que fazem com que muitas pessoas acreditem estar contratando um serviço com velocidade em Megabytes enquanto na verdade ele está em Megabits.

Megabytes e Megabits

Como o termo Megabyte é muito mais conhecido do que Megabit, o anúncio de uma velocidade como “Mega” sem dúvidas traz certa confusão, ainda mais porque são medidas diferentes. Para entender esta diferença, vamos começar fazendo a conta com as medidas “básicas”. Cada byte é composto por 8 bits, um kilobyte é composto por 1024 bytes e logo, um megabyte possui 1024 kilobytes.

taxa

O bit e o byte deram origem a mais duas unidades de grandeza: bps (bit por segundo) e o B/s (byte por segundo). Ambas pertencem à grandeza “taxa de transferência” e também são responsáveis por boa parte das reclamações recebidas nas centrais de atendimentos das empresas prestadoras de serviços de Internet.

Aprenda Como Desabilitar a Função de Pedir Atenção No MSN

interna3rede

Uma função que pode ser útil, mas quando usada incorretamente, irrita qualquer pessoa.

O botão “Pedir Atenção”, localizado na janela de conversação do Windows Live Messenger, é um recurso muito útil para quando você precisar informar ou ser informado de uma mensagem urgente. Ao acioná-la, a janela de conversação da outra pessoa treme e é emitido um som de alerta.

Por outro lado, existem pessoas que não sabem usar essa ferramenta corretamente e vivem pedindo sua atenção sem qualquer necessidade. Além de ser muito irritante, isso pode tirar sua concentração caso esteja fazendo um trabalho importante no momento.